quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O RESUMO DO EVANGELHO

A SINTESE - O RESUMO - DO EVANGELHO: JESUS EXPLICA SUA MISSÃO:

Mas Jesus disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. (João 5:19)

JESUS ENCONTRA UMA MULTIDÃO SEDENTA POR MILAGRES, BENÇÃOS, REVELAÇÃO:


E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. (João 6:2) - Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
 

Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
(João 6:14-15)

JESUS SE RETIRA DO MEIO DO POVO, PORQUE ENTENDE A MOTIVAÇÃO ERRADA DELES, MAS, ELES O SEGUEM NOVAMENTE, MAS, JESUS DIANTE DA MULTIDÃO FAZ UM DURO DISCURSO:


Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (JOÃO 6:26)

EM OUTRAS PALAVRAS, JESUS QUIS DIZER, VOCES ESTÃO ME BUSCANDO PELO QUE EU FAÇO, NÃO SOMENTE PELO QUE EU SOU:


Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. (João 6:27)

NESTE DURO DISCURSO, ATÉ PENSARAM COMO FAZER A COISA CERTA, MAS JESUS APONTOU UM CAMINHO MAIS DIFICIL, QUE ERA SEGUI-LO PELO QUE ELE É:
 

Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? - Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:26-29)
 

Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. (João 6:34-36)

MAS UMA VEZ JESUS ENFATIZA A SUA MISSÃO, FAZER A VONTADE DE DEUS, E A NOS INSTRUIR A FAZER O MESMO:

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
(João 6:38)

E O POVO SÓ MURMURAVA E SE DISTANCIAVA DE JESUS, PORQUE REALMENTE A SUA PROPOSTA FICA MAIS DIFICIL:


Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?

JESUS CONTINUA COM UM DURO DISCURSO PRA CIMA DA MULTIDÃO:


Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.
(João 6:47-48)
 

Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
 

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
 

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
(João 6:51-53)

PENSARAM EM CANIBALISMO, COMER A PROPRIA CARNE DE JESUS, MAS ELE FALOU DE MODO ESPIRITUAL, QUE AS PESSOAS DEVIAM SE ALIMENTAR DE JUSTIÇA, DE AMOR, DE PAZ, DE MISERICÓRDIA, OU SEJA, SER ALGUÉM COMO ELE É:


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
 

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
(João 6:56-57)

FOI AÍ, QUE MUITOS DESISTIRAM DE JESUS, A MULTIDÃO SE ESPALHOU E ATÉ OS DISCIPULOS MAIS CHEGADOS QUISERAM IR EMBORA:


Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
 

Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
 

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
 

Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
 

E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
 

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
 

Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? (João 6:60-67)

JESUS PERGUNTA SERIAMENTE AOS DISCIPULOS, VOCES QUEREM ME SEGUIR PELO QUE EU SOU, OU QUEREM FAZER COMO A MULTIDÃO, "QUE PENSA SÓ NOS MILAGRES E NAS BENÇÃOS", RETIRAR-SE?
MAS PEDRO DIZ COM CONVICÇÃO:

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
 

E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
(João 6:68-69)

PELO MENOS, UM, PEDRO, ENTENDE O QUE É SEGUIR JESUS PELO QUE ELE É, E NÃO SOMENTE PELO QUE ELE FAZ...


AME DEUS PELO QUE ELE É, NÃO SOMENTE PELO QUE ELE PODE TE DAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...